contador de visitas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

0

Um estudo revelou que a maioria das crianças são sociopatas !


Um estudo publicado recentemente no Journal of Child Psychology and Psychiatry concluiu que aproximadamente 98% das crianças atuais menores de 10 anos são sociopatas implacáveis com pouco respeito por algo que não seja seus próprios interesses e prazeres egoístas.
Segundo o Dr. Leonard Mateo, um psicólogo do desenvolvimento da Universidade de Minnesota e principal autor do estudo, a maioria dos adultos são completamente conscientes de que poderiam viver entre monstros insensíveis que inexoravelmente os exploram para obter algo tão insignificante como um sorvete ou um brinquedo novo.

- "O aspecto mais inquietante deste transtorno da infância em todas partes é uma absoluta falta de empatia", disse Mateo. "Estas crianças violam todas as normas sociais sem se deter para considerar como seu comportamento egoísta poderia afetar a outros. É como se elas não tivessem um conceito de outros, só delas mesmo".

- "As profundidades da depravação às quais estes pequenos psicopatas são capazes de chegar são realmente arrepiantes", acrescenta Mateo. De acordo com a Lista de Psicopatias do Hare Psychopathy Checklist -uma ferramenta de diagnóstico clínico- os sociopatas costumam mostrar um encanto superficial, mentir patologicamente, manipular e também exibem um grandioso senso de auto-importância. Após observar 700 crianças participando em atividades quotidianas, Mateo e seus colegas descobriram que 684 mostraram estes comportamentos em um nível severo ou profundo.

As crianças com estudo também mostraram muitas características secundárias do transtorno de personalidade antisocial, a incapacidade para planejar o futuro, e uma propensão à violência, com freqüência em forma de raiva prolongada quando suas necessidades não eram satisfeitas.

- "As crianças usarão qualquer ferramenta a sua disposição para garantir a satisfação", disse Mateo. "E tão logo o desejo seja satisfeito, seja lá o que queiram algo material ou simplesmente o de um desejo insaciável e narcisista de aprovação, estes se aborrecerão rapidamente e perderão o interesse em suas vítimas, e estarão o tempo todo pensando só em satisfazer qualquer que seja seu próximo desejo hedonista".

Mateo agregou que inclusive quando as crianças enfrentavam diretamente às conseqüências de seu comportamento inexplicável, tinham pouca ou nenhuma capacidade para expressar o sentimento de culpa, expressavam um "sinto muito" não sincero, pelo geral sob coação.


Dado que as crianças são tão hábeis em imitar as emoções humanas normais e dizer qualquer coisa sem levar em conta a exatidão ou a verdade, Mateo diz que as pessoas com freqüência não se dão conta de que são exploradas até que seja muito tarde. Ainda que sustente que qualquer pessoa pode ser vítima da conduta egocêntrica de uma criança, Mateo advertiu que as avós são especialmente susceptíveis às tramas egoístas dos pequenos sociopatas.

Apesar da triste evidência apresentada no estudo, suas conclusões foram recebidas com fortes críticas por parte de pessoas que estão associadas regularmente com crianças. Mary Corcoran de Batavia, Nova Iorque, de 38 anos de idade, expressou o sentimentos de muitos outros pais que se negam a achar que estão compartilhando suas casas com depredadores sem piedade.

- "Não o meu Jimmy. Hoje de manhã me disse que eu era a melhor mamãe do mundo inteiro", disse Mary de seu filho de 5 anos. "De fato, ele está sendo um menino tão doce neste mês que Papai Noel poderia lhe trazer tudo o que ele peça."

Segundo o famoso psicólogo infantil Dr. Pritha Singh, autor de "Nascidos Sem Alma", o diagnóstico de pré-adolescentes como sociopatas é antes de mais nada um interesse teórico, devido a que o transtorno é considerado intratável.

- "Temos provado as terapias de modificação de conduta, mas as crianças realmente aprendem nossas técnicas e tornam-se ainda mais adeptos a manipular os demais, ao mesmo tempo que ocultam sua misantropia sem nenhum tipo de vergonha. Lamentavelmente, a experiência ensinou-nos que há poucas esperanças para a reabilitação."

0 comentários:

Postar um comentário

 
2009 Template Sóbrio|Templates e Acessórios